terça-feira, junho 10

Mais português...

Hoje eu tô que tô hein? Mas acho que todos aqui já ouviram falar da reforma ortográfica, (não animal, não é reforma das Hortas, e sim da Ortografia, aquilo que você devia ter aprendido na escola!) então vamos explicar mais ou menos como vai ser:

  • A maldita Trema finalmente deixará de existir. Monteiro Lobato já escrevia sem tremas, mas alguns conservadores ainda tiram pontos de quem escreve linguiça ao invés de lingüiça no vestibular. Ninguém mais usava os "dois pontinhos no u" mesmo. Sobrenomes e nomes podem usá-la ainda.
  • O tracinho hífen não se usará mais quando: 1. A segunda palavra começar com s ou r. Por exemplo: anti-religioso será escrito antirreligioso com o r duplicado. Exceção: terá hífen quando a primeira palavra terminar em r e segunda começar em r (super-revista) por motivos óbvios (superrrevista). 2. Quando a primeira palavra terminar com vogal e a segunda começar com uma vogal diferente (aeroespacial).
  • O acento para diferenciar: essa aqui vai gerar polêmica. Existem palavras iguais que tinham significados diferentes, então, a muitos anos atrás nossos patrícios colocaram um acento pra diferenciá-las, assim, sem regra nenhuma. Agora este acento "caiu", e palavras como pára (verbo parar) vai ser escrita igual para (preposição).  Outros casos: péla (verbo pelar) e "pela" (combinação da preposição com o artigo); "pólo" (substantivo) e "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo") ; pélo (verbo pelar) e pêlo (substantivo) e pelo (combinação da preposição com o artigo) ; pêra (substantivo - fruta) e péra (substantivo arcaico - pedra) e pera (preposição arcaica). Vai dar mais confusão do que já dá….
  • O alfabeto vai ter 26 letras, com a adesão do K Y W. (pra quê? pra nada. Influência das línguas anglossaxônicas talvez..)
  • O Chapéuzinho Acento Circunflexo não será mais usado nas "terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados"  (OMG!). Calma calma, o metrô traduz para você: Agora vai ser: "creem", "deem", "leem" e "veem" sem acento =). Quando terminar em oo também não vai mais ter acento (voo, enjoo).
  • Acento agudo não será mais usado nos ditongos abertos (ei, oi) nas paroxítonas (assembléia, jibóia). Nas paroxítonas, com "i" e "u" tônicos (fortes), quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser escritas "feiura" e "baiuca".

Tem mais uma regra, mas você com certeza não vai usar (ou você vai escrever: argúem, apazigúe e averigúe alguma vez?).

2 comentários:

DarK FlameS disse...

Copiando email do arjuna safado??? Muwauawhuah

Anônimo disse...

sei que isso nao tem nada a ver, mas vc podia fazer parceria com o nosso blog Game Down? o enderesso eh www.gamedown.wordpress.com. seu banner jah estah lah no nosso blog. a gente nao tem banner ainda, entao coloca um link nosso ai algum cantinho, valeu?