segunda-feira, maio 26

Carta a Microsoft

Não vou sugerir aqui que a Microsoft abra mão de clássicos como a dramática "Ocorreu um Erro Fatal" ou a estupenda "Invalid Page Fault in Module Kernel32.dll" - eu me sinto até importante recebendo estas coisas.  Eu só queria sugerir um upgrade nos recursos e na comunicação do sistema, para que distraídos, inaptos e reles mortais feito eu consigam fazer menos caquinha.

Seguem, assim, algumas sugestões de recursos amigos, para desenvolvedores e redatores da Microsoft:

1. Reconhecimento de Shut Down pelo No Break:

Ao invés de simplesmente aceitar, o sistema pergunta: " Você quer desligar seu PC de verdade ou chutou o No Break sem querer?" Muitas coisas boas neste mundo seriam preservadas com esta delicadeza.

2. Reconhecimento de Shut Down pela tecla Power do teclado:

O PC amigo perguntaria: "Você quer desligar assim mesmo, sem salvar nada? Ou seu teclado é daqueles com tecla POWER e você ralou o dedo sem querer nesta porcaria de novo?

Ao responder "Não desliga! Foi sem querer", o Windows abriria automaticamente a opção: "Quer desativar esta merda de uma vez por todas?" - Ao que todos os estabanados do universo e região responderiam simplesmente SIM, sem ter que passar pelo trauma irreversível da Tela Azul.

3. Reconhecimento de caminho bizarro para arquivos:

Talvez só eu faça estas coisas, mas enfim, seria simpático receber uns toques de vez em quando. Algo do tipo: "Você quer salvar ou esconder este arquivo? Porque se você salvar este negócio no caminho WINDOWS - system32 - oobe - html - oemreg - vai ficar bem difícil de achar depois". - Acredito que este recurso também aumentaria a produtividade de muitas empresas e Help Desks.

4. Erros cotidianos:

Como já expliquei, não pretendo eliminar os clássicos. Minha sugestão é apenas algo mais democrátivo como, por exemplo, múltipla escolha:

"Alguma coisa saiu errada. O que você quer fazer agora?"

A. Me dá o código do erro

B. Me explica com frutas

C. Deixa pra lá. Eu não vou entender nada mesmo. Pode fechar o programa que depois eu abro de novo.

5. Erros cabeludos:

Minha solução para  Erros Cabeludos é configurada com o telefone daquele amigo que entende dessas coisas. Ao identificar o problema, o Windows já evita que pessoas como eu tentem resolver e piorem a situação:

"Problemas de relacionamento entre Hardware (a parte que você chuta) e Software (a parte que você xinga). Provavelmente eles se odeiam. Chute ou xingue, mas não tente fazer nada além disso. Esta é a hora de ligar para [nome do amigo + telefone]" - Como complemento, a mensagem pode nos lembrar do Horário de Brasília, evitando um segundo problema de relacionamento.

Nenhum comentário: